Ouvidoria
Quanto solicitar?
A qualquer momento que o cidadão quiser se manifestar sobre a defesa dos seus direitos.Quem pode solicitar?
Qualquer cidadãoQuem pode utilizar?
Qualquer cidadão.Requisitos
A Ouvidoria não exige que o cidadão siga um formato para se manifestar. É necessário descrever o problema de forma clara, descrevendo datas, locais e fatos detalhadamente, inclusive identificando, quando possível, as pessoas envolvidas.
Em geral, as manifestações devem conter as seguintes informações:
- Nome completo, e-mail, telefone (incluir DDD) e endereço (inclusive CEP, cidade e estado), bem como, qualquer outra informação que facilite o contato da Ouvidoria com o cidadão. Entretando, os cidadãos podem também fazer suas manifestações de forma sigilosa ou anônima.
Quanto ao pedido de acesso a informação deverá conter:
- Nome do requerente;
- Número de documento de identificação válido;
- Especificação, de forma clara e precisa, da informação requerida;
- Endereço físico e eletrônico do requerente, para recebimento de comunicações ou da informação requerida.
Documentos necessários
Formulário devidamente preenchido.
Formas de acessar ou solicitar
Para melhor atender as demandas e facilitar o acesso ao cidadão, os canais de atendimento da Ouvidoria estão abertos através de:
- Portal eletrônico - https://www.anchieta.es.gov.br/esic;
- E-mail - ouvidoria@anchieta.es.gov.br;
- Presencialmente;
- Telefone: (28) 99271-7327
- Caixa Coletora: Sede Administrativa da Prefeitura e na Casa do Cidadão.
Prioridade de atendimento
Atendimento prioritário conforme Legislação específica.Etapas
Etapa 1: recebimento e verificação dos requisitos mínimos de admissibilidade;
Etapa 2: encaminhamento ao Setor competente;
Etapa 3: monitoramento do prazo de resposta;
Etapa 4: recebida a resposta, a mesma é encaminhada ao solicitante para sua ciência.
Forma(s) de execução do serviço
Administrativamente.Prazo de prestação do serviço
Conforme a Lei Federal N°13.460/2017 e o e-SIC com Lei federal N°12.527/2011. Observado o prazo de 20 (vinte) dias, podendo ser prorrogado por mais 10 dias, desde que justificado.Valor e pagamento
Serviço gratuito.
Consultar andamento
- Recebimento do andamento da tramitação por email;
- Consulta por telefone, de posse do número de protocolo.