Serviços ESF: Estratégia de Saúde da Família

Público-alvo:
Cidadão Servidor

Quanto solicitar?

A qualquer momento que o cidadão/família necessitar dos serviços de saúde, seja para o tratamento ou prevenção.

Quem pode solicitar?

Qualquer cidadão desta municipalidade.

Quem pode utilizar?

Qualquer cidadão desta municipalidade.

Requisitos

A Secretaria de Saúde – SEMUS exige que todo cidadão do município seja cadastrado pelo Agente Comunitário de Saúde ou outro funcionário da Estratégia de Saúde da Família para que dessa forma tenha acesso aos serviços ofertados.

Documentos necessários

Cartão da Família;

Cartão do SUS.

Formas de acessar ou solicitar

Para melhor atender as demandas e facilitar o acesso ao cidadão, a SECRETARIA DE SAÙDE de Anchieta atende presencialmente - quando o cidadão/família procura o equipamento (orientações em geral, agendamento, consultas, realização de exames, vacinas etc), e/ou por telefone (orientações, informações, etc.).

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta de 07:00 às 16:00 H.

Prioridade de atendimento

Atendimento prioritário conforme legislação específica e ainda quando há identificação da necessidade de atendimento imediato.

Etapas

Etapa 1: recebimento da demanda do usuário através do agendamento para atendimento;

Etapa 2: execução do atendimento.

Forma(s) de execução do serviço

O serviço pode ser executado por meio de atendimentos presenciais individualizados (consultas), grupos (gestantes, hipertensos), e também por meio de visitas domiciliares através do Agente Comunitário de Saúde, objetivando, conhecer a realidade social de uma determinada família, ou seja, analisar o contexto familiar e o modo de vida, suas vulnerabilidades e potencialidades, e, havendo necessidade, a a Enfermeira e o médico da unidade são mobilizados a fim de realizar a visita a família ou paciente necessitado.

Prazo de prestação do serviço

Como o serviço ofertado pela Secretaria de Saúde é de caráter subjetivo, a duração para o atendimento dependerá do tratamento demandado da família/usuário.

Valor e pagamento

Serviço gratuito.

Consultar andamento

Presencialmente ou via telefone de segunda a sexta-feira, de 07 às 16 horas.

Legislação

Artigos 196 a 200 da Constituição Federal
- Lei n° 8.080, de 19 de Setembro de 1990
- Lei n° 8.142, de 28 de Dezembro de 1990

Atualizado em: 26/10/2021
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