Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Etapa municipal da Conferência das Cidades une população em Anchieta
Um momento de integração entre os poderes e a sociedade civil de maneira geral.
| Autor
[foto1][foto2][foto3][foto4][foto5][foto6]
Com auditório lotado, foi realizada nesta quarta, (15); das 8h às 15h30, a primeira parte da programação da etapa municipal da Conferência das Cidades em Anchieta. O público pode participar das palestras do arquiteto urbanista e mestre em urbanismo, Antônio Chalhub; do mestre em engenharia hidráulica e saneamento ambiental, Júlio Prezotti; e da promotora de Justiça e escritora, Marlusse Pestana Daher.
A abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Marcus Doelinger Assad, o vice-prefeito, José Carlos de Souza, a secretária de governo, Soraya Doellinger Assad, a secretária de assistência social, Márcia Cypriano Assad, e o vereador Robinho.
De acordo com Soraya, esse evento funciona como uma reunião da comunidade, onde as propostas dos cidadãos presentes farão parte de um documento importante para a cidade, para o Espírito Santo e para o Brasil. Segundo ela, o que o cidadão propuser para a cidade vai dar voz para Anchieta no cenário nacional, na construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
“É um evento que faz valer o artigo 5º da Constituição Federal. Estamos no século XXI e precisamos legitimar as ações da administração, e isso só acontece quando a população participa efetivamente do processo. Muita gente lutou para que atualmente pudéssemos estar aqui, civilizadamente, exercendo esse direito, garantindo a participação popular. Não podemos fechar os olhos para esta conquista, e sim, avançar para construirmos juntos a cidade que queremos”, pontuou a secretária.
Para o vice-prefeito, José Carlos de Souza, esse foi um momento de integração entre os poderes e a sociedade civil de maneira geral. “Essa conferência vem do Ministério das Cidades e, por meio dela, há a eleição dos delegados para representar Anchieta na etapa estadual. Assim, como várias cidades no Brasil, o desenvolvimento urbano passa pelo tripé de moradia, saneamento, transporte e mobilidade, e nem sempre é fácil formular uma política pública eficiente, mas tenho certeza que com a participação de todos nós, vamos melhorar isso”.
Em seu pronunciamento, o prefeito voltou a afirmar que é preciso parceria e uma atitude conjunta com a comunidade na construção de uma cidade com desenvolvimento sustentável. “Temos que dar voz ao cidadão e a população tem que se envolver em todos os projetos. Uma boa política pública não é feita de prédio bonito e rua asfaltada, precisa também disso, mas o início dessa construção é por meio de garantias básicas como à saúde e ao saneamento”.
PARTICIPAÇÃO
Cidadãos e cidadãs
Venho a todos conclamar
Chegou o momento
De participar
Efetivamente
Opiniões vamos dar
O que ou não queremos
Para a cidade avançar
São ou não viáveis?
Discussão é pra já
Opinemos
E vamos aguardar
Com planejamento
Todos têm a lucrar
Eu queria...
Ah! Sim. Um trânsito humanizado
Como a cidade se desenvolve
Isso não deve ficar de lado
Mas há N fatores
Como a educação
De motoristas, motociclistas
Do próprio cidadão
O respeito deve haver
Entre todos os irmãos
Muitas outras coisas mais
Que estamos a ansiar
O que é prioridade
O que pode esperar
Novamente o planejamento
Em ação há de entrar
Gostaria de cumprimentar
O Dr. Marcus Assad
Mui digno prefeito
De nossa cidade
Secretaria de Governo
Demais autoridades
Aos palestrantes
Gabaritados de verdade
Vereadores presentes
Também agradecer
Às parcerias
Que veio a atender
É MOBILIZAÇÃO
Palavra de poder
Cada cidadã
Cada cidadão
Que se predispôs
À participação
Escreve na história
Com sua sugestão
Temos uma manhã e tarde
Para discutir e debater
Quanto mais houver consenso
Propostas vão valer
E um dia do papel
Realizados vamos ver
Anchieta – ES, 15 de maio de 2013.
Marco Antônio de Souza Soledade
(Durinho);
(28); 9924-1556