Emissão da Guia do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis ( ITBI)
Quanto solicitar?
A partir do momento que adquire um imóvel, para obter documentação na prefeitura.Quem pode solicitar?
Previsto pelo Artigo 156 da Constituição, o ITBI é cobrado pelos municípios de quem compra um imóvel. O imposto deve ser pago para oficializar a transação. Somente com o tributo quitado, o comprador pode obter a documentação do imóvel na prefeitura.Requisitos
Em geral, as manifestações devem conter as seguintes informações:
- Nome completo, e-mail, telefone (incluir DDD) e endereço (inclusive CEP, cidade e estado), bem como, qualquer outra informação que facilite o contato.
Quanto ao pedido deverá conter:
- Nome do requerente;
- Número de documento de identificação válido;
- Especificação, de forma clara e precisa, da informação requerida;
- Endereço eletrônico e telefone para contato do requerente, para recebimento de comunicações ou da informação requerida.
Documentos necessários
Formulário devidamente preenchido e assinado pelo adquirente e transmitente.
No caso de financiamento, cópia do contrato;
Copia de documentos do adquirente.
Formas de acessar ou solicitar
Para melhor atender as demandas e facilitar o acesso ao cidadão, os canais de atendimento estão abertos através de:
- Portal eletrônico - https://www.anchieta.es.gov.br/esic onde encontrará o formulário;
- E-mail - gerenciatributaria.anchieta@gmail.com;
- Presencialmente;
- Telefone: (28) 99279-1346;
LOCAL(IS) DE ATENDIMENTO
Endereço: Rod. do Sol KM 21,5, 1620, Vila Residencial Samarco, Anchieta, ES, Brasil, 29230000 (Centro Administrativo II);
Contato (s): Telefone: (28) (28) 99279-1346
E-mail:gerenciatributaria.anchieta@gmail.com ;
Horário de atendimento: De segunda à sexta, de 08h às 17h.
Prioridade de atendimento
Atendimento prioritário conforme Legislação específica.Etapas
Etapa 1: gerar numero do protocolo ;
Etapa 2: encaminhamento ao Setor competente;
Etapa 3: monitoramento do prazo de resposta;
Etapa 4: recebida a avaliação, a mesma é encaminahda ao solicitante para sua ciência ;
Etapa 5 : a guia estará disponivel no e-mail eletrônico informado, ou retirada presencialmente no setor ;
Etapa 6 : Após o pagamento, será necessário aguardar o prazo bancário (em média 24 horas) , o que permitirá a impressão da certidão de pagamento no setor.
Forma(s) de execução do serviço
Administrativamente.Prazo de prestação do serviço
O Auditor Fiscal tem um prazo de 5 dias para proceder com avaliaçãoValor e pagamento
Serviço gratuito de emissão da guia.
O prazo de pagamento da guia de ITBI é de 20 dias.
Banco do Banestes, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas.
Consultar andamento
- Recebimento do andamento da tramitação por email;
- Consulta por telefone, de posse do número de protocolo.