Prefeitura Municipal de Anchieta

Exposição de fotos sobre artesãs de Mãe-Bá abre nesta sexta-feira (9)

Abertura será às 18 horas, no CEU das Artes, na Rodovia do Sol, em Guanabara, ao lado da sede do Corpo de Bombeiros.

| Comunicação | Atualizado em 07/05/2025.

Uma exposição de fotos sobre as artesãs de Mãe-Bá abre as portas para visitação nesta sexta-feira (9), às 18 horas, no CEU das Artes, em Guanabara. De autoria da repórter fotográfica e professora universitária Elizabeth Nader, a exposição “Retratos das Apoenas de Mãe-Bá” tem apoio da Prefeitura de Anchieta por meio da Lei Aldir Blanc.

Serão exibidos doze painéis fotográficos de 60cm x 1m que capturam não apenas os rostos, “mas a alma vibrante dessas mulheres”, diz a autora. A exposição ficará no CEU das Artes até o dia 7 de junho.

“Cada imagem é acompanhada por trechos de suas próprias falas, fragmentos de memória e identidade que revelam sua conexão com o fazer artesanal”, explica. 

Para além da exposição, foram produzidas 500 ‘tags’ que acompanharão suas peças: pequenos retratos que eternizam o encontro entre obra e autora, permitindo que quem adquira o produto leve consigo também a história de quem o criou.

Feliz com o resultado da parceria com as artesãs, Elizabeth afirma que este é “um projeto inédito e pulsante, que celebra a delicada potência de um grupo de artesãs comprometidas com a produção sustentável a partir da taboa”.

A taboa é uma planta aquática que nasce nas águas da Lagoa de Mãe-Bá e suas fibras tiram de sua simplicidade a rara beleza que se transforma, pelas mãos dessas mulheres, em expressão viva da cultura local.
 

Apoenas

Apoena é um nome de origem Tupi-Guarani que carrega em si a força de um olhar que vai além — "aquele que vê mais longe" ou "aquele que alcança horizontes distantes". É com essa inspiração que nasce esta exposição, dedicada às artesãs de Mãe-Bá: mulheres que transcendem os limites do território e do tempo, tecendo, com sabedoria ancestral, um futuro feito de fibra, arte e resistência.

Neste gesto poético de reconhecimento e valorização, o "Retrato das Apoenas de Mãe-Bá" convida a todos a verem mais longe e a enxergar com o coração.

O projeto foi realizado por meio de incentivo da Lei Aldir Blanc, Gerência Estratégica de Cultura e Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de Anchieta, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Fonte: Texto: Gilberto Vieira | Foto: Elizabeth Nader | E-mail: assessoriaanchieta@gmail.com.