Prefeitura Municipal de Anchieta

Dia 26 de abril: Dia Nacional de Combate à Hipertensão

Saiba mais sobre essa doença e previna-se.

| Autor

[foto1]Na próxima sexta feira, 26, é o Dia Nacional da Prevenção e combate à Hipertensão. Para conscientizar a população da importância de prevenir e combater a doença, o servidor Cássio Ribeiro, da Vigilância Sanitária ouviu a Dra. Magna Inês Campagnaro sobre o que é a hipertensão arterial, como prevenir e controlar esta doença silenciosa e responsável por uma alta taxa de mortalidade no país.

O que devemos saber sobre a Hipertensão Arterial

1 – Que tipos de alimentos controla a pressão arterial?

Alimentos ricos em potássio como: soja, tomate, lentilha, mamão, melão, grão de bico, vegetais verdes, cenoura, banana, batata, beterraba, frutas secas e feijão, contribuem para prevenir o aumento da pressão arterial e preservar a circulação cerebral, evitando o AVC - conhecido como Derrame cerebral. Dieta rica em frutas, cereais e laticínios com baixo teor de sal e gordura fornecerá ao seu organismo menos sódio e mais potássio, cálcio e magnésio, que são nutrientes que ajudam a controlar a pressão.

2 – É possível conviver com a hipertensão arterial mantendo uma boa qualidade de vida?

Aquele que tiver uma alimentação saudável, atividade física regular e usar corretamente os medicamentos poderá conviver tranquilamente com a hipertensão arterial com boa qualidade de vida.

3 – Que tipos de malefícios que a hipertensão arterial causa ao paciente?

Complicações como doenças do coração e dos vasos sanguíneos como Infarto Agudo do Miocárdio, morte súbita, Acidente Vascular Encefálico ( Derrame);, Edema Agudo de Pulmão, Insuficiência Renal e Insuficiência Vascular Periférica ( Úlceras de Membros inferiores);.

4 – Podemos prevenir a pressão arterial?

Podemos prevenir a Hipertensão Arterial  com alimentação saudável ( pouco sal, pouca gordura e frituras, pouco doce e massas);; praticar exercício físico regularmente ; diminuir estresse ; evitar uso de bebida alcoólica, fumo e drogas. Estresse pode aumentar a pressão arterial. Atividade física, técnicas de relaxamento, psicoterapia podem contribuir para o controle do estresse e da pressão arterial.

5 – O Sal é o único inimigo da pressão arterial?

O sal não é o único inimigo da pressão arterial. Gorduras, frituras, doces e massas também levam a complicações da pressão arterial porque aumentam o colesterol, triglicérides e diabetes, entupindo os vasos sanguíneos. Coma sal com moderação. Ele é um mineral importante para o organismo e não deve ser eliminado da dieta dos hipertensos. Evite os alimentos processados que, em geral, contêm mais sal; como os enlatados (patê, sardinha, salsicha, maionese); ; os  embutidos( salame, presunto, paio, linguiça);, carne seca, bacalhau, carnes e peixes defumados

6 - O paciente hipertenso pode fazer atividade física?

 Pode praticar esportes, desde que esteja com a pressão controlada, porque a pressão arterial se eleva durante a realização dos exercícios. Na verdade, a atividade física ajuda a baixar a pressão, especialmente os exercícios aeróbios, como caminhar, andar de bicicleta, correr, nadar. Já os exercícios de resistência, de levantamento de peso, precisam ser feitos com cargas pequenas, porque elevam muito a pressão. No entanto, eles são indicados também para os idosos, pois ajudam a criar massa muscular e a adquirir maior mobilidade.

7 – O hipertenso depois que controla a pressão arterial pode parar de tomar medicação?

Medicamentos para hipertensão devem ser tomados diariamente e para o resto da vida. As pessoas acham que estão curadas por apresentarem pressão arterial controlada, suspendem a medicação e a pressão volta a subir. Muitos apresentam crises graves, chegando a complicações como infartos ou AVE. Hipertensão é uma doença crônica e os remédios devem ser tomados a vida toda.

8 – Quais as profissões mais propensas a desenvolver a hipertensão? A doença atinge mais a homens ou mulheres?

 A hipertensão arterial é uma doença que se desenvolve dependendo de vários fatores de risco como estresse, obesidade, sedentarismo, etilismo, tabagismo; podendo então, acometer diferentes grupos de  profissionais .A prevalência global de hipertensão entre homens e mulheres é semelhante, embora seja mais elevada nos homens até os 50 anos, invertendo-se a partir daí.

9 – As crianças e os adolescentes também podem ser vítimas de hipertensão arterial?

Hipertensão é uma doença que acomete crianças, adultos e idosos; homens e mulheres. Tem sido cada vez maior o número de crianças e adolescentes acometidos pela doença em virtude não só da herança genética, mas, principalmente, em decorrência dos maus hábitos alimentares, sedentarismo e obesidade.

 

10 – Os ESFs  estão preparados para atender o paciente hipertenso?

Todas as equipes de ESF estão preparadas para atender pacientes hipertensos e só há necessidade de encaminhar ao cardiologista os pacientes que já tiverem complicações cardíacas graves que retornarão para acompanhamento pelas equipes após avaliação do cardiologista.

Na ESF II foi desenvolvido pela Dra. Magna Campagnaro o Livro de Hiperdia para acompanhamento dos pacientes hipertensos e diabéticos que permite a organização desse trabalho, orientando as equipes , permitindo um melhor controle e avaliação. Garante ao paciente suas consultas periódicas, facilitando seu acesso.

O Livro de Hiperdia foi escolhido como Experiência Exitosa para representar o município de Anchieta no projeto QUALIDIA do Ministério da Saúde em Brasília em agosto de 2012 e ficou em 2° lugar no IV Prêmio Inovação do Medical Service – Sanofi na categoria Qualidia – Experiência Exitosa em São Paulo , agosto de 2012.

Esse trabalho que  é executado na ESF II  pela equipe da Dra. Magna Campagnaro com a  enfermeira Dra. Pamila  e pela equipe do Dr. Carlos Augusto com a enfermeira Mara Rúbia e todas as ACS ( Agentes Comunitárias de Saúde);.