Sala do Empreendedor
SALA DO EMPREENDEDOR
A Sala do Empreendedor de Anchieta, instituída pela Lei nº 1.132/2016, está localizada no Pavilhão do Empreendedor Zey José Vettoraci (criado pelo Decreto nº 6382/2023), situado na Rodovia Edival José Petri, Km 21,5 - nº 1.620, Bairro Vila Residencial Samarco, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos.
Objetivos:
Orientar e facilitar a abertura de novas empresas de todos os portes; incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa; ofertar diversos serviços aos empreendedores; intermediar as consultorias com o Sebrae para elaboração do Planos de Negócios, dentre outros.
Anchieta: Terra de Oportunidade! - Acesse nosso Mapa de Oportunidades:
A Sala do Empreendedor é a porta de entrada para quem quer empreender em Anchieta.
Faça-nos uma visita ou agende um atendimento!!!
Nossos contatos:
Telefone: 28 99277-7307
WhatsApp: 28-99983-4403
Instagram: @saladoempreendedordeanchieta
E-mail: empreendedor1anchieta@gmail.com
Serviços Digitais:
O Sistema digital da Prefeitura de Anchieta reúne de forma simples e fácil todos os serviços digitais disponibilizados ao cidadão e ao empreendedor, objetivando a melhoria dos serviços públicos ofertados. CLIQUE AQUI
Portfólio dos serviços da Sala do Empreendedor:
A Equipe técnica estruturou o Portfólio com diversos fluxos de processos dos serviços da Sala do Empreendedor, tendo por objetivo padronizar os procedimentos do atendimento, proporcionando ao empreendedor um atendimento de maior qualidade. CLIQUE AQUI
Serviços ofertados aos empreendedores, independentemente de sua tipologia (Via WhatsApp, e-mail, presencial ou Digital):
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Consulta de Viabilidade – Serviço Digital: CLIQUE AQUI
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Emissão de alvará e Inscrição municipal – Serviço Digital: CLIQUE AQUI
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Crédito e microcrédito;
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Capacitações;
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Orientações sobre compras;
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Cadastro Geral de Fornecedores de Anchieta (CAGEFAN) – Serviço Digital: CLIQUE AQUI
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Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal-PAV;
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Consultas e orientações diversas.
Dentre os Serviços disponibilizados ao MEI - Microempreendedor Individual (Via WhatsApp, e-mail, presencial ou Digital), destacam-se:
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Emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) – Serviço Digital: CLIQUE AQUI
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Declaração Anual do Simples Nacional - DASN SIMEI - Serviço Digital: CLIQUE AQUI
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Formalização (abertura) do MEI – Serviço Digital: CLIQUE AQUI
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Alteração cadastral do MEI – Serviço Digital: CLIQUE AQUI
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Baixa cadastral do MEI – Serviço Digital: CLIQUE AQUI
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Declaração Anual do Micro empreendedor individual (MEI);
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Parcelamento convencional do INSS – Serviço Digital: CLIQUE AQUI
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Parcelamento dívida ativa – Regularize – Serviço Digital: CLIQUE AQUI
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Emissão do Certificado da Condição de Micro Empreendedor Individual (CCMEI) - Serviço Digital: CLIQUE AQUI
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Emissão negativa de débito tributo federal - Serviço Digital: CLIQUE AQUI
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Renegociação de débitos;
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Emissão do comprovante de regularidade do CPF - Serviço Digital: CLIQUE AQUI
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Emissão do comprovante de regularidade do CNPJ - Serviço Digital: CLIQUE AQUI
DETALHAMENTO DE ALGUNS DOS SERVIÇOS OFERTADOS NA SALA DO EMPREENDEDOR:
Atendimento ao Microempreendedor Individual (MEI)
Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual é necessário faturar no máximo até R$ 81.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.
Documentos: CPF, RG, título de eleitor, número do comprovante de envio de declaração de imposto de renda (caso declarante), comprovante de residência, comprovante de endereço comercial (01 cópia de cada documento), E-mail e telefone para receber o código de confirmação.
Dentre as vantagens oferecidas para o trabalhador informal que queira se tornar um MEI, está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais, etc.
Capacitação para os empreendedores
A Sala do Empreendedor organiza anualmente o calendário de capacitações integrado às áreas do Turismo, Pesca, Agricultura, Comércio e Serviços. Durante todo o ano, os empreendedores podem se capacitar por meio de cursos especialmente pensados para atender as demandas específicas de cada área.
Acesse o calendário de Capacitações: CLIQUE AQUI
Plano Diretor Municipal (PDM)
A Lei Complementar nº 123/2023 atualiza o Plano Diretor do Município de Anchieta (PDM), instrumento básico da política urbana e territorial do município. Com funcionamento na Sala do Empreendedor, o setor do PDM agiliza as ações da Comissão quanto as análises de pedidos de implantação de empreendimentos no município, principalmente quanto à análise de viabilidade. CLIQUE AQUI
Nossocrédito
O município de Anchieta fez adesão ao Convênio de Cooperação Técnica celebrado entre Aderes, Bandes, Banestes e Sebrae para operacionalização do Programa Nossocrédito.
Objetivo: Gerar emprego e aumentar a renda do município, fornecendo créditos, capacitações e assistência técnica para pequenos negócios formais, ou associações legalizadas de produção ou serviços.
Atende pessoas físicas ou jurídicas que já desenvolvem um pequeno negócio. O agente de crédito da Sala do Empreendedor é responsável por intermediar as operações de crédito. CLIQUE AQUI
Fundo de Aval
O Município de Anchieta participa do Fundo de Aval, aquisição de cotas criado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (BANDES) com a finalidade de garantir diretamente o risco em operações de crédito, concede subsidio financeiro com um aporte inicial de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais).
O agente de crédito da Sala do Empreendedor é responsável por intermediar as operações de crédito.
Cadastro Geral de Fornecedores de Anchieta (CAGEFAN)
O Cadastro Geral de Fornecedores de Anchieta (CAGEFAN) tem por finalidade cadastrar fornecedores e/ou prestadores de serviços, pessoas jurídicas e físicas interessadas em participar dos procedimentos licitatórios, com a Administração Direta e Indireta do Município de Anchieta/ES. CLIQUE AQUI
Observatório de Compras Públicas
Dentre os serviços da Sala destaca-se o Observatório de Compras Públicas, criado no final do ano de 2020, visando a melhoria dos processos e procedimentos das compras públicas municipais e a ampliação da participação das ME/EPP/MEI anchietenses nos processos de compras públicas locais e regionais.
São atribuições do Observatório de Compras:
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Coleta e tratamento de dados das compras públicas de Anchieta: valores adquiridos por cidade/estado; valores adquiridos junto à ME/EPP/MEI e Equiparadas;
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Assessoramento nas ações de melhoria dos fluxos de processos das aquisições públicas de Anchieta;
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Orientação e capacitação a empreenderes para participação em editais de licitações;
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Apoio técnico ao CAGEFAN e à Gerência de Licitações e Contratos;
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Acompanhamento e divulgação, via mídia sociais, das licitações em Anchieta e região.
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Interlocução com setor empresarial e comercial de Anchieta sobre compras públicas;
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Orientação, capacitação e apoio às Unidades Administrativas Municipais nos procedimentos de licitação (benefícios da Lei Geral, elaboração de TR, cadastro de materiais, etc);
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Participação nas ações de parceria com o SEBRAE, CDL e outras instituições fomentadoras do empreendedorismo;
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Apoio no estudo, planejamento, organização e execução de ações promotoras do empreendedorismo e das compras públicas.
Acesse o Nosso Observatório de Compras: CLIQUE AQUI
Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal-PAV
O Termo de acordo de cooperação técnica celebrado em 2023, entre o Município de Anchieta-ES e a União, por intermédio da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Vitória/ES, tem por objetivo a prestação pelo Município dos serviços da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) mediante orientação da obtenção dos serviços pelo site da RFB ou no portal de serviços da RFB (Portal e-CAC) ou triagem, recepção e solicitação de juntada de documentos, realizados pelos servidores da Sala do Empreendedor.
Parceiros da Sala do Empreendedor:
Para o desenvolvimento das ações, a Sala do Empreendedor conta com a colaboração de muitos parceiros:
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Governo do Estado do Espírito Santo (Aderes, Banestes, Junta Comercial, Secretarias Estaduais, etc) – Nosso Crédito, Capacitações, Convênios em diversas áreas, Rede Simplifica-ES.
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Sebrae - Termo de Cooperação (Capacitações, Consultorias etc.), Termo de adesão ao Programa Cidade Empreendedora.
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Marinha do Brasil, Incaper, Senar, Senac, Sicred - cursos específicos;
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Legislativo - Federal e Estadual (Emendas parlamentares); Municipal (participação na elaboração e fiscalização das políticas públicas).
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Bandes – Aquisição de Cotas para constituição do Fundo de Aval Municipal, Capacitação.
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Câmara de Dirigentes Lojistas de Anchieta (CDL) – Ações de comunicação e marketing, apoio para promoção de eventos e campanhas comerciais (Liquida Anchieta, Natal Premiado), cessão de espaço público para funcionamento.
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Terceiro Setor: Mepes/EFTUR, Agência de Desenvolvimento Turístico da Região da Costa e da Imigração- Adeturce (Cessão de espaço público para funcionamento, ações colaborativas de fomento ao turismo); Associações, Cooperativas, Conselhos Municipais (participação na elaboração e fiscalização das políticas públicas);
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Secretarias Municipais diretamente relacionadas ao setor produtivo: Turismo, Pesca, Agricultura e Desenvolvimento.
Se você tem uma ideia de negócio e não sabe por onde começar, faça uma visita à Sala do Empreendedor de Anchieta para receber as orientações e esclarecer suas dúvidas ou acesse os canais de atendimento para mais informações:
Nossos contatos:
Telefone: 28 99277-7307
WhatsApp: 28-99983-4403
Instagram: @saladoempreendedordeanchieta
E-mail: empreendedor1anchieta@gmail.com
ESTAMOS ESPERANDO SUA VISITA!