Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Projeto de coleta seletiva de óleo de cozinha usado
O mau direcionamento do óleo de cozinha na hora de despejá-lo fora, é estar promovendo a degradação do meio ambiente.
| Autor
O óleo vegetal é um dos principais itens utilizados na cozinha para preparação dos alimentos. Entretanto, muitas vezes esse óleo não recebe a destinação correta após o uso. O que sobra de uma fritura acaba indo para o ralo da pia, vaso sanitário, quintal e, promovendo a degradação do meio ambiente.
Seguindo a política de sustentabilidade e conservação do meio ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMAN);, tem trabalhado também pela destinação adequada dos resíduos, conforme a Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Por meio de um projeto piloto, em 2012, a SEMAN, em parceria com a Secretaria de Educação e Saúde implantou a coleta seletiva de óleo de cozinha usado na comunidade de Iriri. Em 2013, o projeto está sendo ampliado e estendido para diversas comunidades do município, com a instalação dos pontos de coleta nas escolas, tendo como objetivo contribuir para a conscientização dos cidadãos quanto ao descarte correto do resíduo, a partir da educação ambiental desenvolvida nas escolas e da ação de divulgação através dos agentes comunitários nas visitas de rotina aos domicílios. O material doado pela comunidade às escolas será recolhido por empresa que o encaminhará para a reciclagem para a produção de biodiesel.
Para a ampliação da coleta seletiva de óleo de cozinha, a SEMAN realizou reuniões para apresentação do projeto aos representantes das escolas do município .Comunidades de Iriri, com 24 escolas municipais e escola Estadual Coronel Gomes de Oliveira. Sabendo que a escola receberá da empresa de coleta e reciclagem de óleo de cozinha, por cada litro de óleo recolhido o valor de R$ 0,40 para reverter em projetos educativos.