Prefeitura Municipal de Anchieta

Comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

O Movimento da Luta Antimanicomial teve início em 1987, com a Lei 10.126/87, sancionada em 2001 e que foi chamada de Lei da Reforma Psiquiátrica, com o Lema “ Por uma Sociedade sem Manicômio” .

| Autor

 

Um evento vai lembrar nesta quarta feira, 22 de Maio, no Centro de Atendimento Psicossocial ( CAPS);, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Para a coordenadora, Ana Paula Paixão, o evento busca mostrar a nossa cidade que as pessoas que frequentam o CAPS I, mesmo pertencentes a um grupo vulnerável , têm condições de interagir e ingressar no seio da sociedade. “Aqui eles participam de diversas oficinas e mostram que tem talento e querem mostrar o seus trabalhos. E nós estamos aqui para incentivar”, afirmou Ana, acrescentando que são pessoas que precisam ter contato social, não só apenas no contexto familiar,mas, também na sociedade em que vive.

O Movimento da Luta Antimanicomial teve início em 1987, com a Lei 10.126/87, sancionada em 2001 e que foi chamada de  Lei da Reforma Psiquiátrica, com o Lema “ Por uma Sociedade sem Manicômio” . Com isso, o dia 18 de Maio foi definido como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data comemorada desde então, em todo o país. A data marca a revolução nos serviços psiquiátricos, com a reformulação do modelo de atenção à saúde mental, passando a enfatizar o convívio social e familiar entre os usuários com transtornos mentais.

Vale saber:

 

O CAPS terá  atividades de 7 às 12 horas com a seguinte programação:

08:00 – Café da manhã

09:00 – Abertura da exposição dos trabalhos das oficinas dos usuários.

09:30 – Assembleia dos usuários

12:00 - Encerramento