Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Festa Nacional do Beato Anchieta
Uma vasta programação cultural e esportiva também promete movimentar todos os tipos de público.
| Autor
[foto1]A tradicional Festa do Beato Anchieta promete levar muita música ao litoral sul capixaba, entre os dias 06 a 09 de junho. Shows nacionais estão confirmados na programação, que inclui também eventos religiosos, esportivos e culturais. Tudo concentrado na Praça de Eventos de Anchieta. Em 2013 a festa comemora os 416 anos da morte do Beato, que dá nome à cidade. Os principais shows serão da banda Jota Quest, da dupla sertaneja João Bosco e Vinícius, Fábio Junior, Grupo Revelação e Padre João Carlos, que se apresentará no Adro da Matriz. Uma vasta programação cultural e esportiva também promete movimentar todos os tipos de público.
O município sempre relembra os aniversários de morte do Beato José de Anchieta no início do mês de junho com intensa programação religiosa, uma das marcas da cultura local, bastante influenciada pelo poder da igreja em seus mais de 400 anos de história na região. Este ano, a programação cultural será centralizada na Praça de Eventos da cidade. Porém, por todo o município haverá programação dos mais variados estilos e para todos os gostos.
Esporte e aventura, fé e religiosidade, diversão e muita animação é que promete a primeira semana de Junho. Vale lembrar que no próximo dia 30, quinta feira, a 15º Cavalgada da Amizade marca a abertura das festividades, com a marcha dos cavaleiros, com saída da Prainha, em Vila velha e chegada ao pátio da Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção.
Outro evento que alça a Terra do Beato à rota de turismo religioso é a Caminhada Passos de Anchieta.Os Passos de Anchieta é o nome do roteiro que reconstitui a trilha habitualmente percorrida pelo Padre Anchieta nos seus deslocamentos da Vila de Rerigtiba, atual cidade de Anchieta, à Vila de Nossa Senhora da Vitória onde cuidava do Colégio de São Tiago, em caminhadas quinzenais que ele empreendia nos últimos anos de sua vida quando preferiu recolher-se à vila indígena nas costas do Espírito Santo que tanto lhe evocava a sua San Cristoban de Laguna, em Tenerife, nas Ilhas Canárias, onde nasceu.
O roteiro foi resgatado em 1998 e vem se consolidando como uma rota perene, a ser percorrida ou conhecida a qualquer época do ano. Os idealizadores do projeto conceberam uma caminhada anual para efeito de promoção da iniciativa cujo número de participantes é crescente a cada edição. Ela é realizada sempre a partir do feriado de Corpus Christi, beneficiando-se da pausa nacional que favorece a disponibilidade das pessoas visto que o percurso total demanda quatro dias. Nada impede que as pessoas se disponham a fazê-lo em outra época do ano e num ritmo de caminhada que estiver mais disposto.
De toda essa extensão, o trajeto" Os Passos de Anchieta" resgata o trecho de 100 quilômetros compreendidos entre Anchieta e Vitória que José de Anchieta percorria regularmente duas vezes por mês, o denominado "caminho das 14 léguas"que o jesuíta vencia na companhia - frequentemente na dianteira - dos guerreiros temiminós que o acompanhavam na missão de cuidar do Colégio de São Tiago, erguido num platô da Vila da Nossa Senhora de Vitória, hoje transformado no Palácio do Governo, na cidade de Vitória.
A chegada dos romeiros é na Igreja Matriz, que todo ano recebe milhares de peregrinos que participam dos Passos de Anchieta. Durante dias, homens e mulheres viajam de Vitória a Anchieta numa caminhada para relembrar a vida do Beato.
Fonte: www.abapa.org.br
A programação completa da IX Festa Nacional do Beato está disponível para download nesta página.