Prefeitura Municipal de Anchieta

Anchieta se prepara para Conferência Municipal da Assistência Social

A data prevista para a etapa de Anchieta é o dia 7 de Agosto. Dois dias antes do prazo para que todos os municípios realizem seus eventos. Após a etapa municipal, todas as decisões serão encaminhadas para a Conferência Estadual e posteriormente, a Nacional.

| Autor

[foto2][foto1]A Secretária de Assistência Social de Anchieta, Márcia Cypriano participou de uma reunião nesta quinta, 28, que definiu as diretrizes de realização das Conferências Municipais da Assistência Social. Esta será a quinta edição das Conferências que acontecem a cada dois anos. A data prevista para a etapa de Anchieta é o dia 7 de Agosto. Dois dias antes do prazo para que todos os municípios realizem seus eventos. Após a etapa municipal, todas as decisões serão encaminhadas para a Conferência Estadual, a ser realizada no dia 28 do mesmo mês e posteriormente, a edição nacional, em Dezembro.

De acordo com Márcia Cypriano, o objetivo da conferência é avaliar o que foi feito pela Secretaria de Assistência Social e discutir novos projetos a serem implantados ou incrementados nesta pasta. Entre os assuntos a serem discutidos estão a implantação de um Centro de Referência de Assistência Social e uma unidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na comunidade de Recanto do Sol.

Será estudada a criação de um espaço físico para que sejam realizadas as reuniões dos quatro conselhos que compõem a pasta da Assistência Social.  Segundo Márcia, é grande a demanda de reuniões ordinárias dos conselhos e por isso faz-se necessário um espaço destinado a essas reuniões.

Outro ponto importante na pauta de deliberações na etapa municipal da conferência é a criação de programas de profissionalização e capacitação para geração de emprego e renda. Entre diversas propostas voltadas para a geração de trabalho no município está a implementação do Infocentro, que atualmente oferece o curso básico de Informática. A ideia é que esse projeto passe também a oferecer curso de Informática avançada, devido à grande exigência do mercado.

A habitação será um dos pontos fortes do evento. Essa é uma das maiores necessidades do município e é grande o déficit habitacional em Anchieta. Diversas alternativas serão estudadas, desde a aquisição da casa própria até melhorias em residências em situação de risco.

Outros projetos como a construção da sede própria do Creas também estará na mesa de discussões. O Estado do Espírito Santo foi contemplado com 20 Creas e Anchieta espera ser agraciada com uma unidade. Para isso, já foi feita a inscrição junto ao Governo Estadual. O Creas atende centenas de pessoas em situação de risco social e funciona em imóvel alugado atualmente. A aquisição da sede própria implicaria na economia do aluguel.

 

Políticas públicas para as mulheres é assunto sério

Devido à necessidade de proteção e atendimento às vítimas de violência doméstica, a Secretaria de Assistência Social está trabalhando para que seja implantado em Anchieta o Núcleo de Atendimento à Mulher. O núcleo funcionaria como um centro de apoio multidisciplinar, que atenderia por meio de uma equipe com psicólogo, pedagogo, assistente social e demais profissionais necessários para auxílio e prevenção à violência contra a mulher.

A necessidade desse serviço é pelo fato de que muitas mulheres não denunciam as agressões sofridas por seus companheiros. Na maioria dos casos, esta omissão acontece por vergonha ou medo de represálias por parte do agressor. As agressões sofridas são de várias naturezas: físicas, sexuais ou psicológicas.

O Núcleo de Atendimento à mulher é mais um serviço de orientação e apoio para inibir esse tipo de violência e para auxiliar as mulheres e suas famílias  que buscam ajuda. A inscrição junto ao Sincov já foi realizada pela Secretaria de Assistência Social. A parceria com o Governo do Estado garantirá a verba para que seja implantado ainda em 2013.