Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Cavalgada da Amizade foi um sucesso!
Todo o percurso, tranquilamente feito pelos aventureiros foi acompanhado por equipes de saúde, Guarda Municipal de Anchieta e Vila Velha e pela Polícia Militar. As paradas em pontos estratégicos foram marcadas por muita música, dança, alegria e fé.
| Autor
[foto1][foto2][foto3][foto4][foto5]Uma infinidade de sentimentos invadiu a Terra do Beato no feriado de Corpus Christi deste ano. O povo religioso de Anchieta curvou-se à força da fé. Não apenas os Passos de Anchieta marcou esta data tão especial. Um evento marcante, que celebra a importância da união, amizade, companheirismo e lutas levou à lágrimas os que passaram pela cidade nos últimos dias. A 15º edição da Cavalgada da Amizade definitivamente entrou para a história local como um dos mais belos eventos já vistos pela abençoada Anchieta.
Os cavaleiros e Amazonas saíram da Prainha, aos pés do Convento da Penha, em Vila Velha,após uma celebração na manhã da última quinta feira, 30 de Maio com destino à Praia Central de Anchieta, onde chegaram por volta de 13 horas de sábado, 01 de Junho. Cerca de 200 tropeiros, entre homens, mulheres e crianças de todas as idades atravessaram os maravilhcenários que compõem o trajeto entre a Região Metropolitana e o destino final, refazendo os passos do beato José de Anchieta.Um roteiro exuberante, com aspectos ecológicos, históricos, religiosos e culturais. A cavalgada, aliás, marcou a abertura dos eventos que compõem a Festa Nacional do Beato Anchieta, que terá início no próximo dia 07.
Todo o percurso, tranquilamente feito pelos aventureiros foi acompanhado por equipes de saúde, Guarda Municipal de Anchieta e Vila Velha e pela Polícia Militar. As paradas em pontos estratégicos foram marcadas por muita música, dança, alegria e fé. Apoio com equipes médicas, água e frutas foi oferecido aos participantes.
A chegada da Cavalgada da Amizade de 2013 foi marcada por uma celebração na Praia Central de Anchieta, com a presença do Vice Prefeito Dr. José Carlos, secretários municipais, equipe da coordenação da cavalgada e toda a população anchietense. O momento mais marcante foi a homenagem aos pioneiros do evento, com a presença de familiares e amigos. Na homenagem à Sra. Bellarmina, mais conhecida como Dona Bella, o público não conteve a emoção e as lágrimas foram inevitáveis.
A Cavalgada da Amizade começou há 15 anos e hoje já são mais de 200 cavaleiros e amazonas. O percurso é o mesmo dos Passos de Anchieta e a maior parte é feita à beira mar. Para os participantes, que vão de crianças até idosos, a paisagem ameniza as dificuldades do percurso. O estudante Romário Batista tem 6 anos e participa pela primeira vez na companhia do avô. “Estou gostando muito, vou ficar até o final se Deus quiser”, disse, antes de sair para a cavalgada.
Houve o sorteio de um cavalo da raça manga larga e para finalizar, uma moda de viola com Célio Costa e Cleyton Aguiar em frente campo de futebol do Anchieta.
De acordo com os organizadores, a cavalgada deste ano só foi possível graças ao apoio incondicional da Prefeitura de Anchieta, que não mediu esforços para que todos os trâmites fossem cumpridos. A organização alega que os participantes tiveram um prazo curto para apresentar, obrigatoriamente a Guia de Trânsito Animal (GTA);, exame de anemia, mormo e influenza dos animais. Segundo eles, os exames são caros e graças ao empenho da Prefeitura, foi possível a realização dos testes em todos os animais, atestando a saúde dos mesmos e garantindo a bonita apresentação durante os três dias de jornada.