Prefeitura Municipal de Anchieta

Projeto esportivo em Recanto do Sol motiva e descobre talentos

O trabalho, quase artesanal, ganhou corpo e novos parceiros, que também agregaram instituições religiosas de Recanto do Sol. Os pais dos inscritos no projeto também se achegaram e passaram a colaborar com o desenvolvimento de um trabalho que se torna cada vez maior, mais envolvente e eficaz.

| Autor

 

[foto1][foto2][foto3]Inspiração e envolvimento! Dois ingredientes fundamentais para quem acredita em algum projeto. Esses dois itens foram suficientes para que moradores da Comunidade de Recanto do Sol se unissem com o objetivo de dar vazão ao talento de crianças e adolescentes da comunidade e outras regiões, na esperança de alcançarem dias melhores.

Há mais de dez anos, José Nilton, o Lito, morador antigo da comunidade iniciou um trabalho com diversas crianças e adolescentes locais. Observando tamanha dedicação em meio a tantas dificuldades, Lito resolveu desenvolver um trabalho organizado, sempre buscando apoio dos moradores do bairro, numa época em que crescia consideravelmente o uso de drogas no local.

O trabalho, quase artesanal, ganhou corpo e novos parceiros, que também agregaram instituições religiosas de Recanto do Sol. Os pais dos inscritos no projeto também se achegaram e passaram a colaborar com o desenvolvimento de um trabalho que se torna cada vez maior, mais envolvente e eficaz.

Atualmente, o projeto conta com a ajuda de igrejas, comércio local, empresas e a Prefeitura de Anchieta, que nesta gestão vem dando todo o suporte necessário para o desenvolvimento. Para isso, reformou o campo de futebol da comunidade, entre outras coisas. O resultado de toda essa parceria aliada ao esforço de coordenadores e atletas é a primeira participação da equipe de Recanto do Sol na competição estadual de futebol infanto-juvenil: a Copa Guri.

De acordo com um dos diretores do trabalho, Márcio Cruz, atletas da equipe de Recanto do Sol tem sido selecionados para treinarem e fazerem testes em times grandes, de fora do estado. E não são apenas estes os resultados. Márcio conta que as crianças inscritas no projeto apresentam maior desenvolvimento escolar, melhoria no comportamento social e maior interatividade com as famílias, igreja e comunidade como um todo. Porém, o maior tesouro trazido pelos dez anos de trabalho intenso é o distanciamento da marginalidade e a vontade de construir um futuro melhor.

Gratidão:

A Comissão Técnica do Projeto agradece ao Presidente da Comunidade, Manoel Messias ( Nel); pelo apoio e a todos os colaboradores que direta ou indiretamente contribuem para a vitória de todas as crianças e adolescentes. Agradecimentos especiais ao trabalho  do Sr. Fábio pena, Idelvan Santos, Valdielei Pena, Moizés e outros tantos que ajudam a cada dia na construção de condições melhores de vida para os moradores da comunidade.

 

Veja mais fotos e informações sobre o projeto no Fã page da Prefeitura de Anchieta