Prefeitura Municipal de Anchieta

CAPS inicia atendimento ao público infanto juvenil

A saúde é um direito de todos e, tal como as outras dores, as “ Doenças da Alma” ou dos Nervos “ também tem seu tratamento.

| Autor

A secretaria de saúde informa que o atendimento infantil, de 0(zero); a 17(dezessete); anos foi transferido para o CAPS I desde o dia 17 de junho deste mês. A partir desta data todos os encaminhamentos deverão ser encaminhados para este setor.

Segundo a coordenadora do CAPS I, Ana Paula Paixão ao comentar sobre o novo trabalho na unidade, diz que “Nos estamos adequando o espaço físico e o funcionamento do setor, sendo que nos dias de atendimento infanto  infantil e a sua família, não estaremos atendendo ao público adulto.” E acrescenta “ Como a nossa cidade a população é inferior a 200.000 pessoas, requisito necessário para um CAPS infantil, estamos oferecendo este serviço nas nossas dependências, para atender uma demanda está sempre aumentando em nossa cidade.” Conclui a coordenadora Ana Paula paixão.

O QUE É O CAPS

O Centro de atendimento psicossocial, o CAPS é um Serviço de Saúde Mental aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS);, articulado com a Estratégia de Saúde da Família, que oferece atenção diária ao usuário de Saúde Mental dentro dos princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira, a partir da promulgação da Lei nº 10.216 de 6 de Abril de 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais redirecionando o módulo assistencial em Saúde Mental, que modificou o sistema de tratamento clínico em hospital psiquiátrico para os centros de atenção psicossocial, em que o paciente recebe o atendimento durante o dia, mas retorna para a sua família.

Atende pessoas com transtornos mentais graves e sofrimento psíquico. Visa estimular a integração familiar, apoiando os usuários em suas iniciativas em busca de autonomia e uma melhor qualidade de vida.

A QUEM SE DESTINA:

Hoje o CAPS I se destina a pessoas com comprometimento de saúde mental , moderado à grave, acima de 03(três); anos, contribuindo para sua reinserção,  promoção e orientação.

COMO FUNCIONA:

A assistência é prestada por uma equipe multidisciplinar que inclui as seguintes atividades:

·         Acolhimento ao usuário e familiares;

·         Atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros;);

·         Atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social);;

·         Atendimento em oficinas terapêuticas e esportivas executadas por profissional de nível superior e oficineiros;

·         Atendimento a família;

·         Participação em eventos comemorativos e recreativos;

·         Oportunidade de trabalho voluntário.

COMO BUSCAR O ATENDIMENTO NO CAPS

 

O usuário ou familiar poderá procurar a ESF da sua comunidade e lá receberá o encaminhamento para atenção que se fizer necessária no CAPS.

EQUIPE TÉCNICA:

O corpo de profissionais técnicos é composta atualmente pelos seguintes membros:

·         Acolhimento: Pela Assistência social Lyris Cristine Costa e pela Enfermeira Lícia Brás Frosi.

·         Psicólogas: Tatiane Bosatto; Cláudia Oliveira; Inglid Magri e Dione Rose Gouvêa Ribeiro.

·         Psiquiatra: Fernando Ferrari.

·         Educador Físico: Wagner Prates

A saúde é um direito de todos e, tal como as outras dores, as “ Doenças da Alma” ou dos Nervos “ também tem seu tratamento.