Prefeitura Municipal de Anchieta

Biblioteca Municipal aposta em "contação" de história

A Biblioteca Municipal, com o apoio da coordenação, continuará apostando na "contação" de história como forma de entretenimento e de incentivo à leitura.

| Autor

[foto1][foto2]Cerca de 60 pessoas, em sua maioria alunos da Escola Municipal Terezinha Godoy, mesclaram interação e imaginação na sexta-feira,28, na Biblioteca Municipal “Prof. José de Anchieta Pompermayer”. Envolvendo personagens de autores conhecidos como Ruth Rocha, Sônia Junqueira, Jonas Ribeiro, dentre outros, o grupo Contando e Encantando formado por Angela Nogueira, Selma Marchiori e Carlos Alberto Semedo despertaram nas crianças sentimentos diversos. Concentração, expectativa e principalmente empolgação e interação com as histórias foram a tônica eficaz de tomar a total atenção das crianças, professores e demais pessoas presentes.

 As crianças e também os adultos riram a valer com as peripécias da personagem da história “A bruxa ataca de panela”, uma bruxa muito louca que quer devorar alguns meninos da redondeza, mas acontece que seu feitiço vira contra o feiticeiro, e a história acaba em uma tremenda confusão!

O livro “Bom Dia Todas as Cores”, de Ruth Rocha, foi outra obra que encantou as crianças e os adultos que se divertiram com a história de um camaleão bastante simpático que um dia acorda muito contente de sua vida, e resolve ficar cor-de-rosa, sua cor favorita. Sai para passear pela floresta e, a cada amigo que encontra, ouve um palpite diferente sobre a cor que deveria estar usando. E a cada sugestão, muda de cor, na ânsia de agradar a todos. Pois no final da história, nosso amigo camaleão percebe que não é possível agradar a todos, e que o mais importante é que façamos aquilo que nos faz feliz.

Glaucia Purificação, funcionária da SEME foi prestigiar o evento e saiu maravilhada com o que viu. “Adorei o evento, fiquei encantada com as histórias que ouvi e acredito que a importância de se contarem histórias para as crianças é enorme. A criança gosta de ouvi-las, ela vibra e se emociona com os personagens”, afirmou.

A Biblioteca Municipal, com o apoio da coordenação, continuará apostando na "contação" de história como forma de entretenimento e de incentivo à leitura, pois como diz a contadora de história professora Angela Nogueira “a criança, quando ouve uma história, tem informação, tem lazer, imagina situações, tem oportunidade de desenvolver sua capacidade criadora, porque as histórias permitem o uso da fantasia e da imaginação”.

O próximo momento de contação de história acontecerá no dia 12 de julho, no horário de 15:00 às 16:00 horas, com entrada franca.