Prefeitura Municipal de Anchieta

Anchieta recebe missionários estrangeiros

Todas as ações são preparativas para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ);, que será realizada de 23 a 28 deste mês, no Rio de Janeiro. Em sua 28ª edição, o evento apresenta o lema "Ide e fazei discípulos entre todas as nações".

| Autor

[foto1]A cidade de Anchieta recebeu nessa segunda-feira,15, 40 missionários estrangeiros vindos do Chile, França e Amazonas. Os peregrinos chegaram para participar do Magis. O evento é realizado pela Companhia de Jesus e o objetivo desses dias é acolher os estrangeiros que vem para o Brasil na semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, e promover o intercâmbio cultural entre os jovens.

Também estiveram na cidade do Beato Anchieta, 08 irmãs da Congregação ’Nossa Senhora da Consolação’ da Argentina, Equador, Venezuela, Chile e México, para participar de um retiro na residência dos padres jesuítas, e no dia 16 de julho partiram para o Rio de Janeiro. Refazendo o mesmo percurso do Beato Anchieta que é patrono da Jornada Mundial da Juventude, 20 jovens da Lituânia e da Iugoslávia irão percorrer o primeiro roteiro cristão das Américas, “Os Passos de Anchieta” resgatam o caminho percorrido pelo primeiro mestre do Brasil nos seus últimos anos de vida. Ao revivê-lo os jovens se deparam com as paisagens que inspiravam um gigante da fé e se encontra consigo mesmo nas reflexões que a jornada lhe oferece, descobrindo outro caminho, o do coração. Eles vão percorrer 100 km em quatro dias, saindo de Vitoria até o Santuário Nacional do Beato José de Anchieta.

Durante sete dias, os paroquianos do município promoverão  uma série de atividades religiosas, culturais e ecológicas. A proposta do Magis para os jovens peregrinos estrangeiros é que, chegando ao Brasil, vivam intensamente a realidade local, em união com toda a Igreja. Para isso, foi desenvolvida uma programação especial para os períodos da manhã, tarde e noite, em diferentes locais de Anchieta e do Estado do Espírito Santo.

Na segunda-feira os missionários chegaram no CIESPA – Centro Inaciano de Espiritualidade Padre Anchieta, onde foram acolhidos e acomodados. Em seguida participaram de uma missa que teve em vários momentos tradução da liturgia. Na terça-feira pela manhã aconteceu uma palestra sobre o Beato José de Anchieta e visitaram o museu e o santuário, durante o período da tarde participaram de uma oficina de teatro, relembrando os momentos em que o padre utilizou os autos com temas de cunho religioso e informativo. Ainda hoje Padre Anchieta é considerado patrono do teatro brasileiro. O grupo de missionários também visitaram manguezais e montes ecológicos.

Quarta-feira, 17, os jovens conhecerão um pouco da história do município de Anchieta, visitarão o Centro Cultural, o antigo Hotel de Anchieta onde terão apresentações culturais da antiga Benevente. Os jovens visitarão também as comunidades litorâneas: Iriri, Ubu, Parati. Para quinta-feira, 18, os jovens prepararam um teatro sobre a vida do beato Anchieta. Os jovens também participam de ações socioeducativas junto a Pestalozzi. O grupo visita algumas comunidades do interior de Anchieta e conhecem projeto sustentáveis como a Taboa Lagoa de Mae-Bá.  Sexta-feira, 19, também visitarão o Convento da Penha em Vila Velha e uma grande empresa de chocolates. À tarde visitarão o Palácio Anchieta,a sede do poder executivo do estado do Espírito Santo.  No palácio conhecerão uma das mais antigas sedes de governo do país e caminhar por seus corredores é passear pela historia do Espírito Santo.

Para o sábado os jovens prepararam a noite cultural com apresentações artísticas e culturais do município, onde apresentarão o teatro que os mesmos preparam durante a visita.   Domingo, 21, os missionários viajam cedo para o Rio de Janeiro, para participarem da JMJ.

Todas as ações são preparativas para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ);, que será realizada de 23 a 28 deste mês, no Rio de Janeiro. Em sua 28ª edição, o evento apresenta o lema "Ide e fazei discípulos entre todas as nações". Na programação, os católicos brasileiros e estrangeiros irão presenciar catequeses, testemunhos, partilhas, acolhida ao papa, a Via-Sacra, além de festivais de música e atividades culturais, entre outras.

 

O grupo foi divido para experimentarem várias realidades:

 

*Magis Encena:a experiência voltada para arte, neste caso em especial o Teatro.

 

*Magis Espiritualidade:o encontro com o rosto de Cristo no contesto da cidade, é a experiência voltada para Espiritualidade.

 

*Magis Peregrinação:São os Peregrinos que farão os passos de Anchieta e chegam à cidade dia 19 (caminhando);, é a experiência voltada para peregrinação, o caminho que o Beato Percorreu.

 

*Magis Ecologia:

 São Peregrinos que passarão toda a semana com a natureza, e a experiência voltada para Espiritualidade e o contato com a criação.