Prefeitura Municipal de Anchieta

Guarda Municipal alerta sobre o perigo de soltar pipas

Nesta época do ano as crianças – e adultos – brincam de empinar pipas. Mas essa brincadeira é uma das principais causas de acidentes na rede elétrica. Portanto, é sempre bom reforçar os perigos de soltar pipa próxima à rede elétrica.

| Autor

 

[foto1][foto2][foto3]Nesta época do ano as crianças – e adultos – brincam de empinar pipas. Mas essa brincadeira é uma das principais causas de acidentes na rede elétrica. Portanto, é sempre bom reforçar os perigos de soltar pipa próxima à rede elétrica.

 

Não tente recuperar pipas perdidas.

Enroscadas em postes, transformadores e cabos elétricos, as pipas podem provocar curtos-circuitos e acionamento de chaves e disjuntores para proteção de equipamentos instalados na rede elétrica.

Os mais inconseqüentes insistem em puxar a linha quando a pipa permanece enroscada nos fios usando canos, galhos, bambus ou qualquer outro material, ficando sujeitos a uma descarga elétrica. Mas tenhamos cuidado, essa imprudência pode até matar.

 

Perigos na linha com cerol.

Em contato com os cabos elétricos, o cerol (mistura de vidro, cola e outros ingredientes para deixar a linha mais resistente e com poder de corte);, pode provocar curto-circuito e descarga elétrica. O risco é muito grande. Há ainda a possibilidade desta linha com material cortante conseguir romper o fio elétrico. Neste caso, existe o corte de eletricidade com o grande perigo de o  fio atingir alguma pessoa provocando um acidente de consequências trágicas.

O cerol também coloca em risco a vida de outras pessoas, principalmente os motociclistas.

 

Mantenha as crianças afastadas.

A melhor forma de evitar acidentes é manter as crianças longe dos fios da rede. O ideal é empinar pipas em parques, campos de futebol e áreas mais afastadas dos centros urbanos, que têm, invariavelmente, menos instalações elétricas.

 

Outras dicas:

Não soltar pipas em dias de chuva ou vento muito forte;

Não usar linha chilena, nem metálica como fio de cobre de bobinas;

Não usar papel laminado para confeccionar a pipa;

Preferir pipas que não precisam de rabiola;

Não subir em telhado, laje, poste ou torre para recuperar pipas;

Não usar canos, galhos, bambus ou qualquer outro material para recuperar pipas na rede elétrica;

Não correr atrás de pipa na rua, para evitar o risco de atropelamento;

Não deixar a linha atravessar o caminho de ciclistas ou motociclistas: como não podem ser vistas, elas podem até matar.

 

Disponível em: http://www.wreletricaeservicos.com.br/cuidados-com-pipas-proximo-a-rede-eletrica/.