Notícias

Prefeitura Municipal de Anchieta
Mostra de filmes de curta-metragem em Anchieta
Anchieta receberá caravana de cinema na localidade de Belo Horizonte, para a realização das atividades de cinema na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Mariana da Purificação Simões, no dia 05 de setembro.
| Autor
[foto1]Mostra de filmes de curta-metragem e experimentação de brinquedos ópticos fazem parte da programação
Que tal um dia de aula com gostinho de cinema? De 26 de agosto a 05 de setembro, alunos e professores de educação infantil e ensino fundamental de escolas situadas em pequenas comunidades dos municípios do sul do Espírito Santo receberão a visita do projeto Cinema na Escola. A ideia é possibilitar à comunidade escolar acesso ao cinema, considerado um dos canais de reflexão, diversão e educação mais expressivos entre os meios de entretenimento e um instrumento de desenvolvimento humano e social. A realização é o do Instituto Marlin Azul com patrocínio da Samarco e apoio total da Prefeitura de Anchieta.
A programação de atividades inclui desde a exibição de uma mostra de curtas-metragens infanto-juvenis e a discussão sobre os temas dos filmes até a experimentação de brinquedos óticos que revelam os princípios do cinema de um jeito divertido e educativo. Para completar a diversão, não vai faltar pipoca.
Anchieta receberá caravana de cinema na localidade de Belo Horizonte, para a realização das atividades de cinema na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Mariana da Purificação Simões, no dia 05 de setembro.
Depois de assistir a uma mostra de filmes consagrados em mostras e festivais nacionais, vindos de várias partes do país, os participantes conversarão sobre os temas abordados nas obras audiovisuais. A garotada ainda irá experimentar brinquedos ópticos. Um deles é o zootrópio, criado no século 19, que é o precursor do cinema e do desenho animado. Os participantes fazem desenhos em papel que são colocados no zootrópio, uma espécie de tambor que, ao ser girado, cria a ilusão do movimento. Outro brinquedo é o flipbook, que consiste em uma série de desenhos, com uma pequena modificação entre eles. Cada desenho vem em uma folha separada, como se fosse um livro. O movimento é criado quando as páginas são viradas rapidamente.
Cinema na Praça - Depois do Cinema na Escola, a caravana percorrerá de 05 a 17 de setembro os municípios do sul do estado para realizar o Cinema na Praça em espaços abertos e gratuitos. Um caminhão adaptado para se transformar em cabine de projeção chegará aos municípios de Anchieta, Alegre, Guarapari, Piúma, Cachoeiro de Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e Guaçuí. O veículo transportará tela de cinema, projetor e som digitais, e cadeiras. Nesta etapa, o projeto atinge moradores de todas as faixas etárias com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social e cultural, valorizando as comunidades, seus espaços de convivência e promovendo o entretenimento, a reflexão e a educação para plateias com pouco acesso ao cinema brasileiro de qualidade.
Calendário - Cinema na Escola
05/09 |
7 às 11 horas |
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Mariana da Purificação Simões, em Belo Horizonte |
Anchieta |
Calendário - Cinema na Praça
Data |
Horário |
Local |
Município |
06/09 |
19 horas |
Mãe-Bá |
Anchieta |
07/09 |
19 horas |
Ubu |
Anchieta |