Prefeitura Municipal de Anchieta

Equipe da ESF II cria projeto digital para evitar filas e melhorar atendimento

​​​​​​​A fim de evitar filas para as consultas médicas e outros atendimentos, a equipe litoral da ESF Centro II, em Anchieta, irá iniciar o projeto Saúde da Família Digital - Revolucionando o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). A partir do dia 1º de setembro os usuários da área poderão agendar suas consultas com o médico e com a enfermeira da unidade pelo celular, sem sair de casa.

| Autor | Atualizado em 30/08/2022.

A iniciativa irá atender inicialmente usuários da área, que é composta por cerca de três mil pessoas, compreendendo a região de Guanabara, Castelhanos, Ponta de Castelhanos e Vila Samarco.


Equipe poderá avaliar indicadores de saúde em tempo real.A fim de evitar filas para as consultas médicas e outros atendimentos, a equipe litoral da ESF Centro II, em Anchieta, irá iniciar o projeto Saúde da Família Digital - Revolucionando o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). A partir do dia 1º de setembro os usuários da área poderão agendar suas consultas com o médico e com a enfermeira da unidade pelo celular, sem sair de casa.

 

Na prática o usuário vai ter acesso a um link formulário ou QR Code para poder agendar o atendimento pretendido. Os dados serão recebidos por um sistema e seguindo um fluxo digital, cuja equipe, composta por médico, enfermeira, técnicos e agentes comunitários de saúde, irão acompanhar, classificar e avaliar as demandas e verificar o grau de necessidade. Dessa forma, as solicitações mais urgentes serão atendidas de imediato. O usuário irá receber por telefone a data e horário do atendimento solicitado.

 

Segundo a coordenadora da equipe, a enfermeira Camila da Silva Monteiro, no caso em que o paciente não tiver acesso à internet, a equipe irá ajudar no processo, realizando para ele a solicitação e indo, caso necessário, na casa do paciente levar a data marcada para comparecer ao atendimento. A área é composta por cerca de três mil usuários, compreendendo a região de Guanabara, Castelhanos, Ponta de Castelhanos e Vila Samarco. O projeto é piloto, alguns meses após a implantação será avaliado e poderá ser utilizado pelas demais ESFs.

 

De acordo com o médico da equipe, Breno Fortes Carvalho, a ideia é acabar com as filas, aproximar ainda mais da população e ainda ter mais tempo para atender acamados, hipertensos, diabéticos e gestantes da área. “Nossa intenção é expandir o novo modelo de marcação também para outros serviços, como exames. Nosso objetivo é possibilitar que todos tenham acesso ao SUS com equidade e que nossa equipe tenha mais tempo para visitar e atender as pessoas mais vulneráveis”, disse.

 

Projeto irá atender inicialmente três mil usuários.Conforme a secretária municipal de Saúde, Cristiane Feitosa, os resultados do projeto serão avaliados continuamente pela equipe e pela gestão da Secretaria de Saúde para aprimoramentos e consolidação.

 

Além de facilitar o atendimento e possibilitar o acesso de mais pessoas, o projeto irá criar um banco com dados dos usuários, possibilitando a vigilância contínua de indicadores, cuja a equipe possa acompanhar em tempo real as informações e executar ações mais específicas e assertivas. A área conta atualmente com 355 hipertensos e 134 diabéticos.

 

Segundo Carvalho, a ideia é inovadora e pretende quebrar alguns paradigmas, preconizando a universalidade de acesso da população aos serviços de saúde. As pessoas poderão ir a qualquer momento de funcionamento da unidade para solicitar auxílio para preenchimento da solicitação de atendimento.


 


Equipe:

Breno Fortes Carvalho – médico da família e comunidade / Icepi
Natania de Almeida Silva – enfermeira / Icepi

Priscila Nascimento dos Santos Vitoraci - ACS área 13 micro 01
Shirley Aparecida Quinteiro de Oliveira - ACS área 13 micro 02
Meire Vasconcellos de Sá dos Santos - ACS área 13 micro 03
Ravena Rosa Santana - ACS área 13 micro 05

Emerson Brandão - Auxiliar administrativo (recepção)

Camila da Silva Monteiro – enfermeira coordenadora da ESF Centro II

 

 

 

Fonte: Texto: Dirceu Cetto - Foto: Dirceu Cetto | Gerência de Comunicação Social E-mail: assessoriaanchieta@gmail.com .