Prefeitura Municipal de Anchieta

Sábado (08), dia de vacinação contra paralisia em Anchieta. Caso da doença sendo investigado no País

Em virtude da baixa adesão à vacina contra a paralisia infantil, a Secretaria de Saúde de Anchieta realiza neste sábado (08) uma mobilização para vacinar crianças de 1 a menores de 5 anos contra a poliomielite. A ação ocorrerá das 14h às 18h na Praça São Pedro, onde acontece a Festa das Crianças. Também haverá vacinação de rotina para menores de 15 anos.

| Autor | Atualizado em 10/10/2022.

Autoridades de saúde do Pará divulgaram  ontem (6) que investigam o caso de um menino de 3 anos em Santo Antônio do Tauá, no nordeste do estado, que apresentou perda de força nas pernas, febre e dores musculares.


Vacina contra a paralisia infantilEm virtude da baixa adesão à vacina contra a paralisia infantil, a Secretaria de Saúde de Anchieta realiza neste sábado (08) uma mobilização para vacinar crianças de 1 a menores de 5 anos contra a poliomielite. A ação ocorrerá das 14h às 18h na Praça São Pedro, onde acontece a Festa das Crianças. Também haverá vacinação de rotina para menores de 15 anos.

 

A Campanha contra poliomielite foi prorrogada até 31 de outubro no Espírito Santo. De acordo com os dados da Campanha registrados no Sistema de Informação Vacina e Confia, até hoje (08), demonstram que foram vacinadas 1.510 crianças em Anchieta, correspondendo à cobertura vacinal de 88%, quando na verdade deveriam ser vacinadas 95% das crianças nessa faixa etária (1.615 crianças).

 

Quem tem filho que ainda não recebeu a vacina e não puder comparecer a mobilização desse sábado, pode procurar nos próximos dias a ESF do bairro onde mora. Os responsáveis devem comparecer ao local de vacinação munidos do seu Cartão de Vacina e CPF ou cartão do SUS.

 

"No caso da vacina contra poliomelite mesmo o cartão estando em dia, todas as crianças da faixa etaria (1 a menores de 5 anos) têm que tomar uma dose no período de campanha, ou seja, até 31/10, independente de estar com o cartão em dia ou não", enfatiza a coordenação da imunização, Jaqueline Grassi.

 

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito, que ocorre em aproximadamente 1% das infecções causadas pelo poliovírus. O déficit motor instala-se subitamente e sua evolução, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada, e arreflexia no segmento atingido.

 

Caso de paralisia infantil sendo investigado no Norte do País

Autoridades de saúde do Pará divulgaram ontem (6) que investigam o caso de um menino de 3 anos em Santo Antônio do Tauá, no nordeste do estado, que apresentou perda de força nas pernas, febre e dores musculares.

 

O quadro foi inicialmente notificado como Paralisia Flácida Aguda (PFA), mas a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) afirma que o diagnóstico ainda não foi concluído e que avalia se a criança teve um caso de "poliomelite associada ao vírus vacinal" ou mesmo se sofre de outras doenças, como a Síndrome de Guillain Barré.

 

O Ministério da Saúde foi notificado e enviou uma equipe para acompanhar a investigação do caso.


 


 

Fonte: Texto: Dirceu Cetto - Foto: Divulgação | Gerência de Comunicação Social E-mail: assessoriaanchieta@gmail.com.