Prefeitura Municipal de Anchieta

Saúde informa sobre público alvo de vacinação temporária

A Secretaria de Saúde de Anchieta, com base na disponibilização de doses de vacinas por parte do Estado, informa que está aplicando imunizantes, temporariamente, em diversos públicos. A imunização ocorre nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), onde os contemplados devem comparecer munidos do cartão de vacina e documento pessoal. Confira!

| Autor | Atualizado em 08/11/2022.

A Secretaria de Saúde de Anchieta, com base na disponibilização de doses de vacinas por parte do Estado, informa que está aplicando imunizantes, temporariamente, em diversos públicos. A imunização ocorre nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), onde os contemplados devem comparecer munidos do cartão de vacina e documento pessoal.

 

Meningocócica C

Trabalhadores da saúde podem receber a vacina Meningocócica C. A vacinação irá ocorrer até 28 de fevereiro de 2023. Conforme a Secretaria de Saúde, atualmente esta vacina é ofertada no Calendário Nacional de Rotina para as crianças menores de 5 anos e no Calendário de Vacinas Especiais para pessoas com condições clínicas específicas.

A medida temporária tem por finalidade proteger este grupo e evitar surtos da doença meningocócica, além de otimizar o uso das doses da referida vacina, em virtude do baixo consumo do imunizante nos últimos anos e da existência de grandes quantitativo de doses. Lembrando que trabalhadores de saúde são todos aqueles funcionários que trabalham em estabelecimentos de saúde, independente da sua função.

 

Meningocócica ACWY

Também vem sendo ofertada, em caráter temporário, a vacina Meningocócica ACWY para pessoas de 10 a 19 anos que ainda não tomaram esta vacina após os 10 anos de idade, além de pessoas vivendo com HIV/AIDS ou asplênicos.

Atualmente esta vacina é ofertada no Calendário Nacional de Rotina apenas para os adolescentes de 11 e 12 anos. A adoção desta medida tem como objetivo aumentar a proteção contra a doença meningocócica, evitando a ocorrência de surtos da doença, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. Esta ação estará ocorrendo apenas enquanto durarem os estoques que vencem em 07/12/22 e em 29/01/23.

 

HPV

A Secretaria de Saúde também informa que está aplicando a vacina HPV para meninos a partir dos 09 anos. Antes o imunizante era aplicado a partir dos 11 anos. Agora, tanto meninas, quanto meninos, devem receber a vacina a partir dos 9 anos de idade.

 

 

 

 

Fonte: Texto: Dirceu Cetto | Gerência de Comunicação Social E-mail: assessoriaanchieta@gmail.com .