Notícias
Anchieta: veja as primeiras ações do ano para uma saúde mais acolhedora
A Secretaria Municipal de Saúde inicia 2025 com um conjunto de ações estratégicas focadas na melhoria do atendimento, na agilidade dos serviços e no fortalecimento da estrutura.
| Autor | Atualizado em 16/01/2025.
A Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta inicia 2025 com um conjunto de ações estratégicas focadas na melhoria do atendimento, na agilidade dos serviços e no fortalecimento da estrutura de saúde. As ações visam a criar um ambiente mais acolhedor e eficiente, alinhado com as necessidades da população, e promovem uma maior humanização nos processos.
Renato Lorencini, secretário municipal de Saúde, reforça o compromisso com a acolhida no atendimento. "Este ano, nossa missão é transformar o atendimento em um processo mais acolhedor, em que cada cidadão se sinta ainda mais cuidado. Mais agilidade nos exames, menos burocracia e mais clareza no atendimento são prioridades para garantir que os usuários tenham um atendimento eficaz.
Entre as ações em andamento, destacam-se as seguintes medidas
Mais rapidez nos exames laboratoriais de emergência: A Secretaria Municipal de Saúde tem dialogado com fornecedores para agilizar os exames laboratoriais, especialmente os de emergência, essenciais para um diagnóstico rápido e preciso.
Diminuição da burocracia nos fluxos internos: A Secretaria está investindo na simplificação dos protocolos administrativos e na otimização de tecnologias para otimizar o atendimento, proporcionando que os profissionais de saúde possam se concentrar mais no cuidado direto aos pacientes e menos em tarefas burocráticas.
Estruturação e reforço das estratégias de atendimento em Saúde: O município está reforçando a adequação das unidades de saúde para um atendimento mais eficiente. O foco está na humanização e na criação de ambientes mais acolhedores para os pacientes, com especial atenção para a capacitação das equipes de atendimento e para o trabalho de base, na atenção básica e prevenção de doenças.
Transporte da saúde: manutenção e conservação da frota: O transporte de pacientes é uma peça fundamental na rede de saúde pública. A Secretaria iniciou um plano de manutenção e conservação da frota de ambulâncias e veículos de transporte para garantir que o deslocamento de pacientes seja feito com rapidez, segurança e conforto. A ação visa diminuir falhas no serviço e assegurar que os pacientes sejam atendidos com mais eficiência.
Visita ao Pronto Atendimento, Centro de Especialidades Unificado (CEU) e Unidades de Saúde: Como parte do compromisso com a melhoria contínua, o Secretário Municipal de Saúde realizou uma visita técnica ao Pronto Atendimento e ao Centro de Especialidades Unificado (CEU), unidades estratégicas para o atendimento emergencial e especializado. Durante a visita, foram avaliados os processos de atendimento e discutidas melhorias que impactem diretamente na experiência dos pacientes, tornando o ambiente mais acolhedor.
"A saúde acolhedora não é apenas uma questão do atendimento médico em si, mas também de atenção, gentileza e clareza. Estamos trabalhando para tornar a experiência do paciente mais próxima, eficiente e acessível, garantindo que cada um se sinta cuidado desde o primeiro contato os serviços públicos", finalizou Lorencini.
Fonte: Texto e Foto: Monique Ferbek | Gerência de Comunicação Social | E-mail: assessoriaanchieta@gmail.com.