Prefeitura Municipal de Anchieta

Secretaria de Saúde e Hospital criam Comissão para Implantação de Pronto Socorro Infantil

| Comunicação

Com o objetivo de melhorar o atendimento pediátrico e garantir um acolhimento mais eficiente para crianças em situações de urgência e emergência, a Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta e o Hospital Padre Humberto criaram uma comissão para estudar a viabilidade da implantação de um Pronto Socorro Infantil, com atendimento pediátrico disponível 24 horas por dia.

A proposta é transformar o Pronto Socorro do hospital em uma referência municipal para atendimentos de urgências e emergências pediátricas, enquanto o Pronto Atendimento Municipal (PA) atenderia pacientes maiores de 16 anos. A comissão tem a responsabilidade de avaliar a estrutura necessária para a implementação do novo serviço, considerando aspectos como a adaptação do espaço, recursos humanos e equipamentos. Os estudos já começaram, e as primeiras conclusões sobre a viabilidade do projeto devem ser apresentadas em breve, após apreciação do Conselho do Hospital e Conselho Deliberativo Mepes.

Com a mudança, o Pronto Socorro passará a ser focado principalmente no atendimento de crianças de 0 a 15 anos e 11 meses, oferecendo cuidados especializados. Isso também ajudará a reorganizar a Rede de Atenção às Urgências no município, permitindo que o PA se concentre no atendimento ao público adulto.

Pronto Socorro Infantil

"Hoje, quando há urgências com crianças, as famílias precisam se deslocar para outras cidades para obter atendimento pediátrico. Com a implementação deste novo serviço, garantiremos um atendimento especializado mais próximo, com mais agilidade e segurança para as crianças e seus pais", afirma o secretário municipal de Saúde e vice-prefeito, Renato Lorencini.

"Essa mudança faz parte do nosso compromisso em oferecer uma saúde mais acolhedora. A proposta da Secretaria de Saúde visa qualificar o atendimento, especialmente para o público infantil. Essa medida também garantirá mais segurança para os pais e um atendimento mais adequado para as crianças, tornando o fluxo de atendimento mais organizado", completa Lorencini.

Internações e Cirurgias

Nos casos que exigirem internação, o PA encaminhará os pacientes adultos para o hospital, onde leitos estarão disponíveis e médicos clínicos estarão à disposição 24 horas. O mesmo ocorrerá para as internações pediátricas.

Além disso, uma nova parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Mepes e o Governo do Estado permitirá que cirurgias eletivas, como a de varizes, que antes eram realizadas em outros municípios, passem a ser feitas em Anchieta.

Fonte: Texto: Monique Ferbek | Foto: Jonas Pereira | E-mail: comunicacao.saude@anchieta.es.gov.br.